sábado, 28 de março de 2009

Loi de l'offre et la demande: quand il est bon contenu, il ya un intérêt/Lei da oferta e da procura: quando há bom conteúdo, há interesse

(minidissertação feita em Língua Portuguesa, sobre os problemas da nossa escola)

"Hoje tem aula, mas também tem uma festa. Ah, os professores nem notarão minha falta, depois eu pego conteúdo na internet...Vou à festa!" comenta um aluno. A concorrência com a mídia e a indústria da diversão, tem feito a escola sair da lista de prioridades de consumo dos jovens.
O nível de interesse do aluno está subdesenvolvido, mesmo com o auxílio de recursos tecnológicos, os educadores encontram dificuldade em comprar a atenção dos aprendizes, que vendem suas mentes para outras fontes de informação. O conteúdo precisa ser ensinado e não apenas repassado, não podemos ocultar o desinteresse também dos "compradores".
A solução para o desinteresse encontra-se num produto barato e eficaz, o respeito, para com as pessoas e para com o trabalho que é desempenhado. A cultivação do respeito é a melhor maneira de recolocar a escola no mercado.

2 comentários:

Moema disse...

Poxa! Olha que este texto me faz lembrar do meu antigo colégio e eu falo agora como futura educadora que você tem imensa razão. A escola não tem mais tanta preocupação(iniciativa) de aprumar o senso crítico de seu alunado o que compremete a qualidade de ensino e por conseguinte o aprendizado do estudante.

Leila disse...

Muitas vezes a falta de motivação dos professores em ensinar não ajuda a desenvolver o interesse dos alunos em aprender... É lamentável. :/